Pela primeira vez em Jaú, interior paulista, profissionais da rede básica de educação participaram de um treinamento sobre os sinais de alerta para detecção do câncer infantojuvenil. As aulas foram realizadas pela Casa Ronald McDonald Jahu nos dias 1 e 2, em comemoração ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre a doença que é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes do Brasil.
O Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil é uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald de 2008, que promove a capacitação por todo o País para contribuir com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil. Participante do projeto desde 2015, a Casa Ronald McDonald Jahu já qualificou mais de 1.500 profissionais e estudantes da área da saúde de Jaú e região.
Neste mês, em uma parceria inédita com a Secretaria Municipal de Educação, a sensibilização se estendeu aos educadores. Mais de 500 profissionais participaram das aulas. “Estamos muito felizes com a novidade. Na escola, muitas vezes, identificamos os problemas antes mesmo dos pais e, temos certeza, de que será importante termos mais conhecimento sobre o câncer infantojuvenil para colaborar com a agilidade no diagnóstico”, comentou a secretária de Educação, Andreira Gois, durante a cerimonia na aula inaugural.
O secretário de Saúde, Dr. José Aparecido Segura Ruiz, também esteve no evento e parabenizou a Casa Ronald Jahu pelo empenho. Além do relevante apoio desde as primeiras edições do Programa Diagnóstico Precoce para profissionais e estudantes da saúde, essa secretaria já reafirmou seu compromisso, autorizando novas turmas da capacitação ainda neste ano para as equipes de saúde do município.
A coordenadora técnica do Programa Diagnóstico Precoce e gerente da Casa Ronald Jahu, Paula Nobre, ressaltou que a colaboração das secretarias é imprescindível para o sucesso de cada etapa do curso. “Somos muito gratos por esse envolvimento dos órgãos municipais. Atuamos com um objetivo em comum: garantir a saúde e acesso a tratamento adequado e, principalmente, a qualidade de vida das crianças da nossa comunidade”.
Sobre a Casa Ronald McDonald Jahu
A Casa Ronald McDonald Jahu integra o programa beneficente global da Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países.
No Brasil, a unidade é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, com o apoio fundamental de colaboradores e voluntários comprometidos com a causa.
O atendimento envolve as famílias e utiliza ferramentas que são como agentes transformadores na vida das pessoas assistidas.
Fundada em 2012, em Jaú (SP), a Casa Ronald Jahu tem como missão acolher vidas e transformar histórias. Oferece, de forma totalmente gratuita, hospedagem, alimentação, transporte até o hospital, atividades, apoio emocional e muito mais para crianças e adolescentes com câncer. Recebe pacientes de todas as regiões do Brasil que vão a Jaú/SP em busca de tratamento no Hospital Amaral Carvalho, referência em oncologia e transplante de medula óssea.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Fundado em 8 de abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald é uma organização social sem fins lucrativos que atua para promover saúde, bem-estar e esperança a crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil. Por meio da estratégia chamada Jornada da Família, suas ações abrangem todas as etapas do tratamento oncológico, com os programas Diagnóstico Precoce, Casa Ronald McDonald, Espaço da Família Ronald McDonald e Atenção Integral.
Em parceria com mais de 50 instituições em todas as regiões do país, o Instituto Ronald McDonald amplia o acesso ao diagnóstico precoce, fortalece o cuidado integral e fomenta iniciativas em saúde com impacto real na vida de milhares de famílias. O Instituto é o pioneiro no enfrentamento do câncer infantojuvenil no Brasil.
Sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil
Quanto mais cedo a identificação do câncer acontece e mais rápido o tratamento começa, maiores são as chances de cura do paciente. Por esta razão, o Instituto lançou, em 2008, o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que atua na capacitação e sensibilização de profissionais e estudantes da área de saúde e profissionais da educação básica para identificarem os sinais e sintomas da doença ainda no início e, assim, promover um encaminhamento mais rápido aos cuidados necessários e centros especializados.
Em 2022, o Programa, que já capacitou cerca de 35 mil profissionais e estudantes da área de saúde, também foi ampliado para os profissionais de educação, com material didático totalmente inovador.
Além do curso, todos os profissionais têm acesso gratuito ao e-book “O Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e a atenção básica”, uma produção do Instituto Ronald com apoio da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein (AMIGOH) e colaboração de oncologistas pediátricos de diversas regiões do país.